Pensamento

"A poesia não é mais do que a memória de nossa pureza original". (Tristão de Ataíde)

Perfil do ator e poeta Tótila Artigas


               Tótila Artigas nasceu em São Paulo, Capital. Seu pai, leitor compulsivo, formou uma biblioteca de mais de dois mil volumes, ao longo de sua vida. Dessa forma, tendo sido alfabetizado antes dos seis anos, Tótila teve acesso aos livros, que eram guardados em prateleiras ao seu alcance. Como toda criança, também passou pelo ciclo do “Era uma vez...” da literatura infantil,que foi sua paixão literária, mas também teve a oportunidade de ler os clássicos, entre eles a História dos Hebreus, de Flavio Josefo, A Divina Comédia, de Dante Alighieri, além de Stefan Zweig e a Coleção do Sitio do Picapau Amarelo. Passou também pelos poetas como Menotti Del Picchia, Castro Alves, Drummond, Poe, etc.
               Na adolescência estudou Artes Plásticas com Eunibaldo Tinoco e Teatro com Raul Cortez. Embora escrevesse contos desde os últimos anos do primário, foi no ginásio que sua veia poética despertou, começando produzir poemas sobre qualquer assunto que pudesse ser fonte de inspiração, inclusive o amor. Seu mentor foi Drummond, cujo estilo se identificou. Aos 19 anos estreou no teatro com a peça “Auto da Compadecida”, onde interpretou o padeiro, primeira de uma longa seqüência de espetáculos onde atuou e que produziu.
               Em 1996 participa de uma oficina de mímica com Cleber França e se apaixona por esse tipo de arte. Cria, então, o espetáculo Cenas da Vida, onde mistura drama e comédia, em fatos reais apresentados sob a ótica do movimento puro, sem palavras. Em 2000, quadros desse espetáculo foram levados ao palco no encerramento da Oficina de Dramaturgia dada por Bivar, que os batizou de Ato Sem Palavras. Em 1997, morando em Joinville, cria o personagem Palhaço Fuzuê, que junta a mímica com a arte de contar histórias, arte essa na qual Tótila é autodidata, e que foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de Pedagogia, onde colou grau em 2009.
               Ao longo de sua carreira, participou de diversos cursos, oficinas e workshops, como os cursos de Direção Teatral I e II, com Zé Renato Pécora, Cenografia I e II com Zécarlos Andrade, Dramaturgia I eII, com Bivar, e Dramaturgia I e II com Chico de Assis.Atualmente, Tótila possui três espetáculos de repertório: Cenas da Vida, espetáculo mímico, apresentado pelo ator; Fuzuê apresenta Mala de Histórias, onde o palhaço Fuzuê conta historias, com máscaras, adereços e fantoches; e o Show do Fuzuê, espetáculo variado, com mágicas, histórias e brincadeiras. Tem o registro de Artista – Palhaço DRT 15901.

Assina o blog Totilafortesletras.blogspot.com, onde publica poesias e textos.