Pensamento

"A poesia não é mais do que a memória de nossa pureza original". (Tristão de Ataíde)

19 de março de 2011

18° SARAU DOS PENSADORES

            A organização da CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE convida a todos os amigos a participarem e do 18° SARAU DOS PENSADORES, este que será um marco na história de 35 anos de atividades da entidade. Neste, além de comemorar nossas atividades, estaremos junto com nossos parceiros, Nobel Livraria Boqueirão-PG que comemorará 4 anos de atividades, Editora Literata, Oficina de Atores Igor Bartchewsky , São Vicente Art Fotografia, e os demais que estão por confirmar, promovendo e divulgando a Cultura em várias modalidades e aspectos. Hoje temos a satisfação de dizer que independente da expressão artística a Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP abriga todos sem distinção.Convidamos também a aqueles que pretendem participar do Sarau a antecipar sua inscrição por email nandho.fernandes@gmail.com ou casadopoetabrdepraiagrande@gmail.com, para que possamos contemplá-los e montar a grade de apresentações. A ENTRADA AO EVENTO É FRANCA E PARTICIPAÇÃO É GRATUITA. Contatos: 13-91131022 FERNANDES/ 13-3473-1760 NOBEL


ACESSEM www.casadopoetapg.com.br



18 de março de 2011

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA

Tradução do documento da Conferência da Unesco que cria o Dia Mundial do Poesia.


"A conferência geral,

                Tendo considerado o documento 30c/82, sobre a proclamação de 21 de Março como Dia Mundial da Poesia, juntamente com a decisão da Diretoria Executiva sobre o assunto (157 EX/Decision 3.4.2.), edossando as recomendações da reunião ad hoc, as conclusões que constam no documento 157 EX/9 que, seguindo uma análise detalhada do estado da poesia neste século que se encaminha para um próximo, considerou a proclamação de um dia para poesia com satisfação e entusiasmo.
                Convencida de que a iniciativa de organizar um evento mundial daria reconhecimento e novo ímpeto a movimentos nacionais, regionais e internacionais de poesia. Consciente de que este evento, que responde a necessidades estéticas no mundo de hoje, deve ter repercussões na promoção da diversidade linguística, desde que, através da poesia, línguas ameaçadas terão grandes oportunidades de se expressarem dentro de suas respectivas comunidades.
                Consciente também de que um movimento social para um reconhecimento de valores ancestrais implica um retorno à tradição oral e à aceitação da linguagem como um fator que contribui para a socialização e estruturação do indivíduo, e que tal movimento, que poderia ajudar os jovens a redescobrirem os valores básicos, lhes permite ficar cara-a-cara com eles mesmos. Recordando que, desde que a poesia é uma arte enraizada tanto no texto escrito quanto na palavra falada, qualquer ação para promovê-la deve ser propícia a uma intensificação de trocas interculturais e internacionais.

1. Proclama 21 de Março como Dia Mundial da Poesia;

2. Convida os Estados-Membros a participarem ativamente nas celebrações deste Dia, em nível local e nacional, com a participação ativa de Comissões Nacionais, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas interessadas (escolas, municípios, comunidades poéticas, museus, associações culturais, editoras, autoridades locais, e assim por diante);

3. Convida o Diretor-geral a encorajar e apoiar todas as iniciativas nacionais, regionais e internacionais tomadas a este respeito.

Resolução adotada no relatório da IV Comissão na sessão plenária de 16 de novembro de 1999.

FONTE: Records of the General Conference, 30th Session Paris, 26 October to 17 November 1999. Tradução (nada rigorosa) de dana paulinelli. Disponível na íntegra aqui. Texto retirado do site www.imaginariopoetico.com.br.


VOCÊ É A POESIA

Você é a poesia,

como de há muito não se escrevia...

Pura intuição,

chamado da emoção...

Você é a poesia,

coisa igual não se via...

Poeta de verdade,

tem sempre a qualidade,

de escrever quando vem a inspiração...

Quando manda o coração...

Você é a poesia,

escrevendo quando podia...

A qualquer hora ou momento,

não precisa ter lamento,

nem mesmo uma grande saudade,

ou mesmo felicidade...

Basta vir o repente,

chama o talento, simplesmente...

Seja no ônibus , ou no banheiro...

basta vir o "escrivinhadeiro"...

Seja como for a circunstancia...

Você é a poesia...

Pra que falar de amor...

Seja ele como for...

Escrever só o que sentia...

Afinal, você é a poesia...

Autora: Marcial Salaverry


Amor é fogo que arde sem se ver


Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;



É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;



É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.



Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões


Ser Poeta

Dizem que ser poeta é converter a tristeza em palavras,

Porém não só as lágrimas, lhe servem de inspiração,

Ser poeta é também tentar entender o mundo:

Mesmo que o mundo não entenda o poeta.

Ser poeta é também buscar significado para algo,

Num labirinto de verdades consagradas.

Autor: Roberto Facoro





13 de março de 2011

Fixados R$ 60 milhões para o ProAC-ICMS em 2011

            A Secretaria da Fazenda, por meio da Resolução SF nº 06, de 27 de janeiro de 2011, fixou em R$ 60 milhões o montante máximo (limite global) de recursos disponíveis no exercício de 2011 para serem destinados a apoio financeiro de projetos culturais credenciados no âmbito do Programa de Ação Cultural - ProAC, instituído pela Lei 12.268/06. A partir de 28 de janeiro, os contribuintes do ICMS devidamente credenciados no Posto Fiscal Eletrônico (PFE/SEFAZ) já podem emitir boletos de patrocínio aos projetos habilitados para captação de recursos. Quem quiser conferir é só pegar a resolução SF nº 06, do dia 27 de janeiro, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O.E., Poder Executivo, Seção I, pág. 15.

Fonte: Twiter Amigos da Cultura

12 de março de 2011

14 de Março - Dia Nacional da Poesia

             O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

O que é poesia?

              Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
             A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.



Características do estilo poético

             Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica


                                                           Dia Nacional da Poesia

 
               A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista. Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico. As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze. A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
              No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios. Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje. O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/ e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística





Nova Data

A Roda de Leitura sobre a obra de Chico Buarque que não foi realizada no último dia 10/03 acontecerá na próxima quinta-feira (17/03).

Roda de Leitura (aberta ao público)


Local: Biblioteca Central

Horário: 19:30h

17.03.2011- Chico Buarque.



Biblioteca funcionará aos sábados até às 17 h

                A Biblioteca Central a partir de hoje (12/3) passa a funcionar aos sábados até às 17h em vez das 13 h como era anteriormente. A medida foi tomada por causa do aumento do número de visitantes,segundo o coordenador das Bibliotecas, Francisco Torres.Desde o ano passado, a Biblioteca Municipal registrou um crescimento de 15% nos atendimentos, principalmente por causa da renovação de seu acervo. Já está longe o tempo em que Biblioteca era apenas sinônimo de enciclopédias e local de pesquisa. Em Cubatão, o local tem na estante à disposição dos leitores títulos que figuram entre os mais vendidos nas livrarias, como “A Elite da Tropa”, a saga vampiresca“Crepúsculo”, “Lua Nova” e “Eclipse” (Stephenie Meyer), as aventuras de Harry Potter, “A menina que roubava livros” (Markus Kusak), vários títulos de Augusto Cury, entre outros autores, inclusive infantis e infantojuvenis.
                  Basta se cadastrar para ter acesso e ter direito a levar  um dos títulos disponíveis no acervo, é preciso, antes realizar um cadastro na Biblioteca Municipal. Basta levar a cópia e original do documento de identidade ou RG escolar e comprovante de residência, além de um foto 3 X 4. O leitor tem direito de permanecer uma semana com o título, podendo renovar o período por mais sete dias, se a publicação não estiver reservada. A Biblioteca Municipal fica na av. Nove de Abril, 1977.

Fonte: Twitter da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cubatão



9 de março de 2011

Concurso de Poesias

Prêmio Cultural Landa Lopes

                Uma mulher arrojada e a frente do seu tempo foi uma das suas maiores qualidades, rendendo-lhe o título de "Mulher Multimídia". Repórter, atriz de cinema, apresentadora de televisão, escritora, poetisa, cantora, compositora, artista plástica e deputada federal suplente. Descendente de imigrantes italianos, Landa nasceu em Mairinque- São Paulo, mas foi em Sorocaba que ela viveu grande parte de sua vida, sendo integrante da Academia Sorocabana de Letras e tendo recebido o título de Cidadã Sorocabana pela Câmara Municipal de Sorocaba.
                Em 1952 publicou seu primeiro livro de poesias, As Quatro Volúpias, prefaciado pelo romancista Afonso Schimidt, que a definiu como "a mulher das sete graças". Contista, sua obra O Sonho recebeu um dos prêmios do II Concurso Literário Sudameris. Além do romance Negra, publicado em 1999 pela TCM, três outras obras de sua autoria fazem parte do acervo da Biblioteca do Congresso Norte-Americano. Possui também um número indeterminado de textos teatrais, tendo também sido fundadora da Sicam (Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais) e integrante da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
             O organizador Carlos Vanilla, escritor, por sua iniciativa própria e fundador da Academia Alquimia das Letras, vem prestar esta grande homenagem em nome da cultura deste país, para a escritora Landa Lopes.

1. Com a intenção de elaborar um livro de mini-poesias, com o objetivo de incentivar a produção literária e a cultura no país, devem ser seguidas as seguintes regras:

PARTICIPAÇÃO.:

2. Poderão participar do Concurso todos os interessados, moradores ou não da cidade de Sorocaba. Bem como também estrangeiros, esta valendo-se a poesia em língua portuguesa.

3. O tema é livre, mas deve obedecer a seguinte regra desenvolvido em mini-poesia, deverá ter no máximo 170 caracteres (para ver a quantidade de caracteres vá ao WORD em ferramenta+contar palavras), deixando livre de contagem o título da obra+ o nome artístico ou pseudo. A regra é livre no corpo e estilo de letras.

Um exemplo:
4. A participação será em uma só categoria e sem limites de idade, válido para qualquer país desde que se faça a poesia na língua portuguesa ou inglês.

5. Não serão aceitos nenhum tipo de poesias subversivas ou moral. (Discriminação religiosa, sexo ou raça)

6. Será desclassificado poesias que participarem de livro ou dispositivo eletrônico (blog,fórum, site), e ser for analisado e constatado a irregularidade.

INSCRIÇÕES.:

7. As inscrições terão o valor simbólico de R$ 5,00, para estrangeiros em dólares ou euro,(colocar o valor dentro do envelope) lembrando que este pedido é para conter as despesas com correios para contato e envios de certificados, e outras informações ao autor e estarão abertas entre os dias 13 de março de 2010 vai até o dia 13 de Maio de 2011. O trabalho e ficha de inscrição, deverá ser encaminhado para a Carlos Vanilla, na Rua Japoneza Rosa de Almeida, 162 - Maria Antonia Prado - Sorocaba-SP - CEP 18076-129 - Telefone (15) 3013 0213 ou 15-8815 9713 ou 15-96105747 em horário comercial, pessoalmente ou por correspondência, nesse caso valendo a data de postagem final do prazo da inscrição. Ou por e-mail: carlosvanilla@ymail.com. Deverá ser solicitado a ficha de inscrição.Ou deverá retirar no site da garganta da serpente ou blocos os line também disponível.

8. O ato de participar, com o envio ou entrega de poesias, pressupõe ciência e concordância com este regulamento.

9. Cada participante poderá inscrever até uma poesia, que deverão estar datilografadas ou digitadas, numa só face de um papel ofício, em uma via.

10. As obras deverão ser identificadas apenas com um pseudônimo.

JULGAMENTO.:

11. A Comissão Julgadora será composta por membros da Academia Alquimia das Letras - AAL, que terá toda liberdade para julgar e escolher os melhores trabalhos inscritos no Concurso. Também a qual julgará todos os quesitos.

12. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis.

PREMIAÇÃO.:

O resultado será divulgado,no dia 13 de Julho de 2011, às 20h30, http://premioculturalandalopes.blogspot.com, www.blocosonline.com.br e www.gargantadaserpente.com

14. Serão premiados, com medalhas, os três primeiros colocados+ Diploma de Magnum Opus.+ 10 livros.

15. O 4° para o 6° colocados+ livros+ certificados de cavaleiro dragão.

Do 7° para o 10° colocados+um livro+certificado de neófito da ordem.

16. Todos os concorrentes inscritos, antecipadamente, autorizam a publicação de suas obras, mediante o envio da ficha de inscrição.

17. As notas consideradas serão enviadas ao candidato em particular não sendo publicada, apenas sendo publicado o nome do autor diante da sua classificação.

18. Os casos omissos serão definidos pelos organizadores.

MAIS INFORMAÇÕES.:

» Regulamento

» Ficha de inscrição (em formato DOC do Word)

Carlos Vanilla

Telefone (15) 3013 0213 ou 8815 9713

E-mail: carlosvanilla@ymail.com

Site: http://premioculturalandalopes.blogspot.com/

Copyright © 1999-2011 A Garganta da Serpente

Fonte: www.gargantadaserpente.com







Lançamento: